TV Digital Na Argentina: Um Exemplo a Ser Seguido

Nos próximos meses, pelo menos 1,2 milhões de famílias de classe baixa argentinas terão um conversor digital dentro de casa, estando assim capaz de assistir TV em alta definição. O esforço argentino faz parte do plano da Presidente Cristina Kirchnner “TV Digital Para Todos“. Em comparação com o Brasil, esse plano argentino se mostra ainda maior já que por aqui nada parecido foi feito.

A Argentina adotou o padrão nipo-brasileiro de TV Digital, o SBTVD-T/ISDB-Tb que difere do ISDB-T com relação à codificação de vídeo que usa o padrão MPEG-4 AVC e também ao middleware, o qual foi desenvolvido pelo Brasil e  tornou-se a grande inovação do padrão. Desde sua adoção, os argentinos vem em um franco desenvolvimento, com algumas emissoras já transmitindo o sinal digital e com planos de massificação da TV Digital no país.

Pegando carona no sucesso argentino, reproduziremos (com algumas modificações feitas por nós) uma reportagem publicada no Portal Pagina/12 com informações sobre essa nova tecnologia, um ótimo documento para quem ainda tem dúvidas sobre TV Digital. 

O que é a TV Digital Terrestre ?

É o resultado da aplicação da tecnologia digita para à televisão aberta, que é transmitida por ondas de rádio. Ao contrário do modelo de radiodifusão analógica, caracterizado por um número limitado de canais, a TDT pode fornecer mais canais. Com a técnica de compressão de imagens MPEG-4, pode-se transmitir até 6 canais em standard definition e um sinal para telefones celulares na mesma largura de banda, o qual requer um canal analógico de 6 MHz. O novo aparelho também proporciona melhor qualidade de imagem e som e uma capacidade interativa.

O que preciso para sintonizar a TV Digital em meu televisor doméstico ?

As famílias tem duas opções: comprar um televisor com receptor digital embutido ou um conversor avulso que permita decodificar o sinal para ser visualizado nas TV’s analógicas. Isso permitirá assistir à programação com melhor qualidade de imagem.

Posso ter uma TV por assinatura e ao mesmo tempo assistir à TV Digital ?

Sim. A televisão a cabo, por exemplo, se conecta pela entrada disponível à entrada da antena, enquanto o conversor digital se conecta pela entrada RCA. Para os equipamentos mais modernos, pode-se conectar pela entrada HDMI. 

Quem pode ter o conversor de forma grátis ?

O governo argentino decidiu acelerar a migração para o sistema digital subsidiando a fabricação de 1,2 milhões de conversores, os quais começaram a ser distribuídos gratuitamente há 2 semanas atrás. Destinam-se os conversores aos beneficiários de planos sociais e de pensões, aposentados que recebem benefício mínimo, associações sem fins lucrativos e cooperativas. As pessoas que atenderem a estas condições podem fazer a solicitação em qualquer agência dos Correios da Argentina apresentando uma fotocópia de sua identidade e o Cuil (uma espécie de CPF com Carteria de Trabalho). No caso brasileiro, a indústria tem apostado em conversores embutidos nos televisores digitais. Recentemente o Governo Federal visando o incentivo de produção de conversores por parte da indústria levantou uma proposta de incentivo fiscais, com redução de PIS e Cofins para convencer as empresas a produzirem em larga escala.

Em que outros dispositivos posso ver a TV Digital ?

Em telefones celulares, computadores e TV’s de Bolso (Pocket TV). No mercado argentino, a LG e Samsung possuem modelos de celulares que reproduzem a TV Digital. No mercado brasileiro destacamos o modelo TV Phone GM 600 da LG que possue o software Ginga que permite a interatividade. Para assistir à TV Digital no notebook e PCs é necessário um receptor USB de TV Digital. 

Quais canais transmitem o sinal digital ?

Na Argentina, apenas o Canal 7 e o canal Encuentro transmitem o sinal digital. O governo anuncou que prepara um pacote adicional de 15 canais dentre os quais destacam-se o canal infantil Paka Paka e um canal de cinema nacional chamado Incaa TV. Atualmente os canais privados não podem transmitir o sinal digital por não terem a concessão para operar. O único canal que realiza transmissões digitais é o Canal 9. No Brasil, todas as grandes emissoras já transmitem o sinal digital com muitos programas em alta definição (HD). No total, mais de 150 emissoras já possuem concessão para operar o canal digital em 29 cidades brasileiras.

Que outros tipos de conteúdos posso receber em minha TV Digital ?

A TV Digital não permitirá apenas receber programas em alta definição, permitirá também receber dados que complementam o programa, os quais estarão à diposição do usuário telespectador. Por exemplo: durante a transmissão de uma partida de futebol, o programa poderá disponibilizar um aplicativo com informações sobre as equipes, os resultados que obtiveram em outras partidas, artilheiros do campeonato dentre outros. Pressionando apenas uma tecla do controle remoto, o usuário telespectador poderia também ter acesso à previsão do tempo ou como está o trânsito em determinada avenida. Este recurso poderia também ser utilizado durante a transmissão de programas do tipo EAD, incorporando informações complementares, questionários, etc.

Posso ver a TV Digital em todo país ?

Por hora, a TV Digital pode ser vista apenas na Capital Federal e na Grande Buenos Aires graças a um transmissor doado pelo governo Japonês. Para saber quais locais pode receber o sinal digital, acesse a página mitvdigital.gob.ar ou ligue para o número 0-800-888-6488. O governo argentino iniciou a construção de outras 47 torres para garantir a cobertura potencial de 75% da população do país até o final do ano e até 2011 terá cobertura de 95%. Os outros 5% serão cobertos via satélite. No Brasil, 29 cidades já transmitem o sinal digital, dentre essas 20 são capitais mais o Distrito Federal. Para saber se sua cidade transmite o sinal digital acesse este link:http://www.dtv.org.br/materias.asp?menuid=3&id=11

A TV Digital será gratuita ou paga ?

O governo argentino decidiu promover o sistema com o slogan “Televisão digital livre e gratuita para todos”. Segundo o decreto 1148/09, a TV Digital “implicará no acesso de maneira gratuita a todos os usuários do serviço”. No Brasil, a TV Digital também é livre e gratuita.

Se você tiver outras dúvidas com relação à TV Digital faça-nos a sua pergunta, estamos a disposição para responder.

Até a próxima !!

Post originalmente publicado no blog da iTVBr

Deixe um comentário