Academia Argentina a Todo Vapor em Projetos de TV Digital

A Argentina foi o primeiro país sul americano a adotar o padrão nipo-brasileiro de TV Digital, e desde então, dá aulas no Brasil. Primeiro, optou por implementar apenas a parte declarativa do middleware Ginga,tirando fora uma dor de cabeça para os brasileiros chamada “Java”, o qual foi o responsável por pelo menos 2 anos de atraso na interatividade brasileira. A decisão argentina não deixa de ser bastante acertada, já que o Ginga-NCL (subsistema declarativo do middleware Ginga) é a grande inovação brasileira inserida no sistema japonês, já está pronto e especificado para uso a pelo menos 2 anos e foi o primeiro framework reconhecido pela ITU-T para serviços IPTV. Recentemente foi anunciado pelo governo argentino a distribuição gratuita de 1.2 milhões de conversores para a população, massificando assim o uso da TV Digital no país. Enquanto isso no Brasil, a indústria parece estar “hibernando” e o governo brasileiro já estuda a facilitação de importação de conversores argentinos. Vemos que nossos hermanos estão trabalhando bastante, tentando popularizar de forma bastante rápida a TV Digital no país. Mas e a academia argentina, o que ela anda fazendo ?

Em 12 de fevereiro passado, o secretário Executivo do Conselho Assessor do SATVDT, o Sr. Luis Vitullo, recebeu diferentes universidades argentinas no Ministério do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços com o objetivo de compartilhar pesquisas e projetos de desenvolvimento para a TV Digital.

Abaixo segue um resumo da academia argentina no mundo da TV Digital:

LIFA – Laboratório de Investigação em Informática Avançada da Faculdade de Informática, Universidade Nacional de La Plata

Para a LIFA , há dois aspectos no domínio da TV Digital para o qual devemos considerar maneiras de testar e validar os produtos:

O primeiro é: desenvolvimento de um middleware que implementa o padrão SDTV-T, como por exemplo o Ginga.

O segundo é: desenvolvimento de conteúdos interativos utilizando NCL/Lua.

O projeto apresentado tem por objetivo desenvolver uma tecnologia que permita automatizar testes e avaliações do middleware e aplicações interativas para TV Digital.

Instituto PLADEMA. Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires

O Instituto PLADEMA apresentou um projeto que consiste em desenvolver um método que permite dinâmicamente o re-design do fluxo do carrossel, otimizando os tempos de espera e download.

Um outro projeto é a incorporação do Ginga em módulos de simples utilização para o desenvolvimento de efeitos visuais em aplicações.

Um terceiro projeto do Instituo PLADEMA se propõe a investigar formas de interação entre o usuário e o hardware, e gerar propostas viáveis que permitam ampliar substancialmente os mecanismos existentes de usabilidade.

Laboratório de Imagem e Ciências da Universidade Nacional del Sur

Para o Laboratório de Imagem e Ciências da Universidade Nacional del Sur, o objetivo de seu projeto é investigar algoritmos de processamento de vídeo em tempo real, e sua implementação na plataforma Ginga para facilitar o desenvolvimento de aplicativos utilizados no âmbito exclusivo de TV digital, bem como a interação ou convergência entre o PC e a TVD. Esses algoritmos são relativamente conhecidos em outros contextos, e incluem a manipulação de histogramas adaptativos (equalização), filtragem de convolução,  processamento morfológico, processamento espectral, segmentação e reconhecimento, compressão, etc.

Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires

O projeto GAMBETAS (Ginga-oriented Automated Methodology for Better Embbeded Television Application Software) da Universidade Nacional de San Matín e da Universidade de Buenos Aires  discute os problemas relacionados ao desenvolvimento de software interativo, baseado em Ginga-NCL, para aplicações destinadas à TV Digital. Devido ao importante impacto sócio-econômico da área é imperativo que o processo de desenvolvimento garanta a qualidade do produto final, e como parte do processo de concepção, implementação e validação, a produtividade é necessário para garantir o cumprimento dos requisitos de tempo impostos pelos diferentes componentes (áudio, vídeo, usuário, etc) interagindo. Nesse sentido, o projeto propõe desenvolver metodologias e ferramentas associadas para garantir a eficiência das aplicações.

Universidade Nacional de Tres de Fevereiro

A Universidade Nacional de Tres de Fevereiro (UNTreF) apresentou seu projeto abordando o problema de falta de bandas (canais) livres no espectro radioelétrico para a TV Digital. Neste sentido, a proposta se baseia em um poderoso algoritmo de compressão, o qual permite uma divisão eficiente dos canais de HDTV. Este algoritmo possui várias vantagens:

Catalisador:  pois é independente da norma ;

Sub-canalização: divide cada canal em vários sub-canais 

Rapidez: pois não gera atrasos e latências frente as necessidade do emprego de vários sub-canais ou frente ao áudio a ser transmitido;

Distribuição: permite inserir as mais recentes tecnologias em processamento  paralelo, permitindo uma transmissão mais rápida;

Forte assimetria: uma vez que todo o poder de computação e por seguinte de hardware, se faz do lado do codificador e não do decodificador, por isso é transparente para o usuário final, servindo a esse propósito qualquer set-top-box.

 Universidade Tecnológica Nacional

Finalmente o projeto da Universidade Tecnológica Nacional (UTN) busca explorar a sinergia entre a plataforma de TV Digital com outros acessos de banda larga para contribuir com um maior acesso à informação e a educação, integrando o maior número de benefícios do SATVD-T. Neste sentido, serão explorados novos formatos para a televisão educativa e inteligente e será formulado um protótipo de T-Learning que se aplique à realidade nacional.

Por Daniel Alves da Cruz
danielcruz733.wordpress.com 

Deixe um comentário